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Dúvidas frequentes
Instruções para abertura de processo no Protocolo Digital
Para obter a progressão/promoção é necessário abrir o processo via Protocolo Digital (https://protocolodigital.furg.br/), anexando o Requerimento disponível em http://www.cppd.furg.br devidamente assinado pelo interessado e pela Direção da Unidade Acadêmica e o Relatório de Atividades Docentes – RAD dos 4 últimos semestres anteriores à data-base. Maiores informações poderão ser obtidas com o Diretor da Unidade, CPPD (cppd@furg.br ou 3233.6723) ou PROGEP/DIGEP/CCR (progep.ccr@furg.br).
Dúvidas sobre o Protocolo Digital podem ser esclarecidas pelo Protocolo Geral, através do e-mail protocolo@furg.br ou telefone (53) 3233.6696.
Observações:
a) protocolar o pedido com antecedência mínima de 30 dias da data que completar o interstício, a fim de que sejam garantidos os efeitos financeiros contados da data de sua ascensão na carreira, bem como evitar a alteração da data-base;
b) promoção à Classe de professor Associado: além do Requerimento e o RAD, anexar Currículo Lattes e Título de Doutor;
c) promoção à Classe de professor Titular, anexar: Requerimento, RAD, Currículo Lattes, Título de Doutor e Memorial ou Tese;
d) processos de Titulação e Retribuição por Titulação: preencher e assinar o “Termo de Entrega de Titulação/Incentivo à Qualificação” disponível em http://www.cppd.furg.br e remeter o processo para assinatura da Direção da DIPOSG/PROPESP. Anexar cópia do Diploma, frente e verso. Se emitido no exterior, anexar a revalidação do Diploma.
e) promoção/progressão e titulação das Classes de professor Auxiliar, Assistente, Adjunto e Associado está regulamentada na Deliberação 099/2018 COEPEA e da Classe de professor Titular na Deliberação 100/2018 COEPEA, disponíveis em http://www.cppd.furg.br
RAD
Instruções para inserir as informações no RAD e, posteriormente, encaminhá-lo à CPPD:
Acessar sistemas.furg.br (recomenda-se usar o navegador Mozilla, para pleno funcionamento do sistema) e preencher:
1. Usuário: número de matrícula do SIAPE (sem os zeros da esquerda);
2. Digitar a senha (caso não lembrar, selecionar “Esqueci minha senha”);
3. Enviar.
Entrará na página do sistema. São cinco perfis: “Acadêmico”, “Férias”, “RAD”, “SAVD” e “SRH”. Para o preenchimento do RAD, passar o mouse na palavra RAD; aparecerão duas opções: “Registra informações” e “Emitir relatório de atividades”.
Clicar em “Registra informações”. Aparecerão sete ícones: “Administrativas”, “Ensino”, Relevantes”, “Disciplinas ministradas”, “Eventos”, “Projetos” e “Produções/Publicações”. A não ser as “Disciplinas ministradas”, que são preenchidas automaticamente pelo sistema, todos os outros itens devem ser preenchidos pelo professor, de acordo com a sua produção e as suas atividades no período. Para inserir dados em cada uma das entradas, sempre clique no ícone “+”.
Ao final do preenchimento, o professor deve clicar em “Emitir relatório de atividades”. Importante: marcar apenas os quatro semestres imediatamente anteriores à data de progressão (ver lembrete 1). Após, protocolar o processo à CPPD, via Protocolo Digital.
Lembrete 1: o professor deve preencher sempre os quatro semestres imediatamente anteriores à sua data-base. Assim, por exemplo, o professor que progrida em 01/03/2023, deve preencher o RAD dos seguintes semestres: 1º sem. 2021, 2º sem. 2021, 1º sem. 2022 e 2º sem. 2022. Outro exemplo: o professor que progrida em 17/08/2023, deve preencher o RAD dos seguintes semestres: 2º sem. 2021, 1º sem. 2022, 2º sem. 2022 e 1º sem. 2023.
Lembrete 2: o mínimo de pontos para a progressão/promoção funcional é o seguinte:
MAGISTÉRIO SUPERIOR:
CLASSE A - AUXILIAR - 50 PONTOS
CLASSE A - ASSISTENTE - 60 PONTOS
CLASSE A - ADJUNTO - 70 PONTOS
CLASSE B - ASSISTENTE - 80 PONTOS
CLASSE C - ADJUNTO - 100 PONTOS
CLASSE D - ASSOCIADO - 110 PONTOS
CLASSE E - TITULAR - 140 PONTOS
EBTT:
CLASSE D I - 60 PONTOS
CLASSE D II - 80 PONTOS
CLASSE D III - 100 PONTOS
CLASSE D IV - 110 PONTOS
CLASSE TITULAR - 140 PONTOS
Ao emitir o relatório de atividades, constará, ao final, o total de pontos que o professor fez no período de quatro semestres. Outro item do relatório também preenchido automaticamente pelo sistema é o da “Avaliação docente pelo discente”.
Legislação : Resolucao_80_2023_MAGISTRIO_SUPERIOR_CLASSES_A_B_C_D.pdf
Resolucao_81_2023_MAGISTRIO_SUPERIOR_CLASSE_E_TITULAR.pdf
Resolucao_83_2023_EBTT_CLASSE_TITULAR.pdf
Legislação utilizada
Resolução_80_2023_COEPEA_MAGISTÉRIO_SUPERIOR_CLASSES_A_B_C_D.pdf
Resolução_81_2023_COEPEA_MAGISTÉRIO_SUPERIOR_CLASSE_E_TITULAR.pdf
Resolução_82_2023_COEPEA_EBTT.pdf
Resolução_83_2023_COEPEA_EBTT_CLASSE_TITULAR.pdf
ATO_EXECUTIVO_027_2001.pdf
INSTRUÇÃO_NORMATIVA_66_2022_SEGEP.pdf
099 2018 Pleno COEPEA Norma Desenv Carr Mag Sup Classes A_B_C e D.pdf
100 2018 Pleno COEPEA Norma Desenv Carr Mag Sup Classe E Prof TITULAR.pdf
070/2019 Pleno COEPEA ALTERA A DELIBERAÇÃO 099/2018 ARTIGOS 12 E 20.
01 - Portaria número 534, de 14/7/86 - Instalação CPPD
02 - Resolução número 023/2009 - Composição da CPPD
03 - Resolução número 024/2009 - Regimento interno da CPPD
04 - Deliberação 083/2014 COEPEA - Progressão funcional do Magistério Superior
Deliberação 084/2014 COEPEA - Progressão funcional do EBTT
Deliberação 124 /2014 COEPEA - Magistério Superior - TITULAR
Deliberação 125/2014 COEPEA - EBTT - PROFESSOR TITULAR
05 - Ato Executivo número 27/2001 - Encaminhamento, vantagens e direitos
06 - Deliberação 19/08 - Normas sobre afastamento para pós-graduação
07 - Instrução Normativa número 02/2005 - 1/7/2005 - Tramitação dos pedidos de afastamento
08 - Instrução Normativa número 01/07 - Anexos I e II - Procedimento para retorno dos servidores da pós-graduação
09 - Deliberação número 017/05 - COEPE - Títulos obtidos no exterior (revogação da 059/2001
10 - Resolução CNE/CES número 2, de 9/6/2005 - sobre cursos de pós-graduação oferecidos no Brasil
11 - Lei 6.932/81 - Residência Médica
12 - Resolução CONSUN número 06, de 16/5/1988 e 12/88 de 23/9/1988 - Adoção do regime de trabalho de 40 horas (excepcionalidade)
13 - Resoluções CONSUN 09/91 e 10/05 - Alteração do regime de trabalho
14 - Ato Executivo número 010/97 - Concessão da alteração da jornada de trabalho
Modelos de requerimento
TERMO DE ENTREGA DE TITULAÇÃO - INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO
REQUERIMENTO PARA ASCENSÃO NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR - CPPD
REQUERIMENTO PARA ASCENSÃO NA CARREIRA DO EBTT - CPPD
informações sobre o preenchimento dos dados no sistema, clique no menu aba RAD.
Fundamento Legal:
LEI Nº 12.772, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012.
LEI Nº 12.863, DE 24 DE SETEMBRO DE 2013
Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD/FURG
A Comissão Permanente de Pessoal Docente é órgão vinculado à reitoria, com a atribuição de colaborar para a formulação e alteração da política de pessoal docente da Instituição, bem como acompanhar sua execução.
Cabe à CPPD apreciar assuntos concernentes a alteração de regime de trabalho dos docentes, avaliação de seu desempenho com vistas a progressão e promoção funcional, processos de aceleração da promoção e solicitações de afastamento para pós-graduação lato sensu, mestrado e doutorado.