DÚVIDAS FREQUENTES

 

Instruções para abertura de processo no Protocolo Digital

Para obter a progressão/promoção é necessário abrir o processo via Protocolo Digital (https://protocolodigital.furg.br/), anexando o Requerimento disponível em http://www.cppd.furg.br devidamente assinado pelo interessado e pela Direção da Unidade Acadêmica e o Relatório de Atividades Docentes – RAD dos 4 últimos semestres anteriores à data-base. Maiores informações poderão ser obtidas com o Diretor da Unidade, CPPD (cppd@furg.br ou 3233.6723) ou PROGEP/DIGEP/CCR (progep.ccr@furg.br).

Dúvidas sobre o Protocolo Digital podem ser esclarecidas pelo Protocolo Geral, através do e-mail protocolo@furg.br ou telefone (53) 3233.6696.

Observações:

a) protocolar o pedido com antecedência mínima de 30 dias da data que completar o interstício, a fim de que sejam garantidos os efeitos financeiros contados da data de sua ascensão na carreira, bem como evitar a alteração da data-base;

b) promoção à Classe de professor Associado: além do Requerimento e o RAD, anexar Currículo Lattes e Título de Doutor;

c) promoção à Classe de professor Titular, anexar: Requerimento, RAD, Currículo Lattes, Título de Doutor e Memorial ou Tese;

d) processos de Titulação e Retribuição por Titulação: preencher e assinar o “Termo de Entrega de Titulação/Incentivo à Qualificação” disponível em http://www.cppd.furg.br e remeter o processo para assinatura da Direção da DIPOSG/PROPESP. Anexar cópia do Diploma, frente e verso. Se emitido no exterior, anexar a revalidação do Diploma.

e) promoção/progressão e titulação das Classes de professor Auxiliar, Assistente, Adjunto e Associado está regulamentada na Deliberação 099/2018 COEPEA e da Classe de professor Titular na Deliberação 100/2018 COEPEA, disponíveis em http://www.cppd.furg.br

Instruções para inserir as informações no RAD e, posteriormente, encaminhá-lo à CPPD:


Acessar sistemas.furg.br (recomenda-se usar o navegador Mozilla, para pleno funcionamento do sistema) e preencher:

1. Usuário: número de matrícula do SIAPE (sem os zeros da esquerda);

2. Digitar a senha (caso não lembrar, selecionar “Esqueci minha senha”);

3. Enviar.

Entrará na página do sistema. São cinco perfis: “Acadêmico”, “Férias”, “RAD”, “SAVD” e “SRH”. Para o preenchimento do RAD, passar o mouse na palavra RAD; aparecerão duas opções: “Registra informações” e “Emitir relatório de atividades”.

Clicar em “Registra informações”. Aparecerão sete ícones: “Administrativas”, “Ensino”, Relevantes”, “Disciplinas ministradas”, “Eventos”, “Projetos” e “Produções/Publicações”. A não ser as “Disciplinas ministradas”, que são preenchidas automaticamente pelo sistema, todos os outros itens devem ser preenchidos pelo professor, de acordo com a sua produção e as suas atividades no período. Para inserir dados em cada uma das entradas, sempre clique no ícone “+”.

Ao final do preenchimento, o professor deve clicar em “Emitir relatório de atividades”. Importante: marcar apenas os quatro semestres imediatamente anteriores à data de progressão (ver lembrete 1).  Após, protocolar o processo à CPPD, via Protocolo Digital.

Lembrete 1: o professor deve preencher sempre os quatro semestres imediatamente anteriores à sua data-base. Assim, por exemplo, o professor que progrida em 01/03/2023, deve preencher o RAD dos seguintes semestres: 1º sem. 2021, 2º sem. 2021, 1º sem. 2022 e 2º sem. 2022. Outro exemplo: o professor que progrida em 17/08/2023, deve preencher o RAD dos seguintes semestres: 2º sem. 2021, 1º sem. 2022, 2º sem. 2022 e 1º sem. 2023.

Lembrete 2: o mínimo de pontos para a progressão/promoção funcional é o seguinte:

MAGISTÉRIO SUPERIOR:

CLASSE A - AUXILIAR - 50 PONTOS
CLASSE A - ASSISTENTE - 60 PONTOS
CLASSE A - ADJUNTO - 70 PONTOS
CLASSE B - ASSISTENTE - 80 PONTOS
CLASSE C - ADJUNTO - 100 PONTOS
CLASSE D - ASSOCIADO - 110 PONTOS
CLASSE E - TITULAR - 140 PONTOS

EBTT:

CLASSE D I - 60 PONTOS

CLASSE D II - 80 PONTOS

CLASSE D III - 100 PONTOS

CLASSE D IV - 110 PONTOS

CLASSE TITULAR - 140 PONTOS


Ao emitir o relatório de atividades, constará, ao final, o total de pontos que o professor fez no período de quatro semestres. Outro item do relatório também preenchido automaticamente pelo sistema é o da “Avaliação docente pelo discente”.


Legislação : Resolucao_80_2023_MAGISTRIO_SUPERIOR_CLASSES_A_B_C_D.pdf

                 Resolucao_81_2023_MAGISTRIO_SUPERIOR_CLASSE_E_TITULAR.pdf

                 Resolucao_82_2023_EBTT.pdf

                 Resolucao_83_2023_EBTT_CLASSE_TITULAR.pdf

           

 

Resolução_80_2023_COEPEA_MAGISTÉRIO_SUPERIOR_CLASSES_A_B_C_D.pdf

Resolução_81_2023_COEPEA_MAGISTÉRIO_SUPERIOR_CLASSE_E_TITULAR.pdf

Resolução_82_2023_COEPEA_EBTT.pdf

Resolução_83_2023_COEPEA_EBTT_CLASSE_TITULAR.pdf

ATO_EXECUTIVO_027_2001.pdf 

INSTRUÇÃO_NORMATIVA_66_2022_SEGEP.pdf

099 2018 Pleno COEPEA Norma Desenv Carr Mag Sup Classes A_B_C e D.pdf

100 2018 Pleno COEPEA Norma Desenv Carr Mag Sup Classe E Prof TITULAR.pdf

070/2019 Pleno COEPEA ALTERA A DELIBERAÇÃO 099/2018 ARTIGOS 12 E 20.

 

01 -  Portaria número 534, de 14/7/86 - Instalação CPPD


02 - Resolução número 023/2009 - Composição da CPPD

03 - Resolução número 024/2009 - Regimento interno da CPPD

04 - Deliberação 083/2014 COEPEA - Progressão funcional do Magistério Superior

       Deliberação 084/2014 COEPEA - Progressão funcional do EBTT

       Deliberação 124 /2014 COEPEA - Magistério Superior - TITULAR

       Deliberação 125/2014 COEPEA -  EBTT - PROFESSOR TITULAR

     

05 - Ato Executivo número 27/2001 - Encaminhamento, vantagens e direitos

06 - Deliberação 19/08 - Normas sobre afastamento para pós-graduação

07 - Instrução Normativa número 02/2005 - 1/7/2005 - Tramitação dos pedidos de afastamento

08 - Instrução Normativa número 01/07 - Anexos I e II - Procedimento para retorno dos servidores da pós-graduação

09 - Deliberação número 017/05 - COEPE - Títulos obtidos no exterior (revogação da 059/2001

10 - Resolução CNE/CES número 2, de 9/6/2005 - sobre cursos de pós-graduação oferecidos no Brasil

11 - Lei 6.932/81 - Residência Médica

12 - Resolução CONSUN número 06, de 16/5/1988 e 12/88 de 23/9/1988 - Adoção do regime de trabalho de 40 horas (excepcionalidade)

13 - Resoluções CONSUN 09/91 e 10/05 - Alteração do regime de trabalho

14 - Ato Executivo número 010/97 - Concessão da alteração da jornada de trabalho

 

A Comissão Permanente de Pessoal Docente é órgão vinculado à reitoria, com a atribuição de colaborar para a formulação e alteração da política de pessoal docente da Instituição, bem como acompanhar sua execução.

Cabe à CPPD apreciar assuntos concernentes a alteração de regime de trabalho dos docentes, avaliação de seu desempenho com vistas a progressão e promoção funcional, processos de aceleração da promoção e solicitações de afastamento para pós-graduação lato sensu, mestrado e doutorado.